Mostrando postagens com marcador Geologia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Geologia. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Será que meteorito trouxe nova forma de vida?



Os cientistas apresentaram os primeiros resultados, depois de estudar os fragmentos do meteorito que caiu na região de Chelyabinsk. Análises químicas confirmaram a sua origem extraterrestre.

Na região do lago Chebarkul cientistas conseguiram recolher cerca de 50 pequenos – do tamanho de poucos milímetros – fragmentos do meteorito. Com aparelhos modernos ultra-sensíveis foi possível determinar o tipo de corpo celeste. Não há dúvida de que se trata de um meteorito de pedra clássica, disse a Voz da Rússia o chefe da expedição que buscava o meteorito, da Universidade Federal dos Urais, Viktor Grokhovsky.
"Este é um meteorito de pedra típico que tem um conjunto padrão de minerais, o que indica claramente o tipo de meteorito. Assim se difere não meteorito do meteorito: pelos minerais de origem cósmica. Na Terra não existe tal combinação da estrutura".

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Revisão

Se já esta esquecida a matéria passada , acho melhor recorda-lá . Eu investiguei  e encontrei um site que podem visitar :

Sistema Solar :
http://www.youblisher.com/p/469345-Sistema-Solar/

Sismos e erupções vulcânicas :

http://www.youblisher.com/p/534265-Sismos-e-Erupc-es-Vulcanicas/

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sonda da Nasa indica que planeta Mercúrio tem água

Imagem mostra em amarelo os possíveis depósitos de gelo nas crateras com escuridão permanente, em Mercúrio

Observações da sonda Messenger, lançada pela Nasa em 2004, indicam que o polo norte do planeta Mercúrio, o mais próximo do Sol, tem água - e em estado sólido. Observações anteriores já indicavam a presença da substância, mas a nova pesquisa dá resultados mais fortes nesse sentido. O estudo foi divulgado na revista especializada Science, da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês).
Chama a atenção que um corpo com temperaturas muito superiores às da Terra consiga ter gelo, mas, segundo os cientistas, isso é explicado pela localização onde a substância foi encontrada. A rotação de Mercúrio é quase perpendicular a sua órbita, ou seja, no polo norte, o Sol seria visto sempre próximo do horizonte. Isso faz com que o interior das crateras da região nunca recebam radiação solar (e elas não recebem o calor do Sol há milhões, algumas há bilhões de anos) e tenham temperaturas muito baixas, comparáveis às das frias luas de Júpiter.
Observações anteriores, feitas com telescópios na Terra, indicavam a presença de depósitos de água quase pura em estado sólido. Baseado nesses dados, foram feitos modelos de temperatura do planeta que indicavam os locais onde haveria gelo na superfície e onde ele estaria pouco abaixo da superfície.
Se o gelo aparente existe, ele deve brilhar mais que o material ao seu redor. Contudo, o problema é a área ser de escuridão permanente. O que os cientistas fizeram foi usar a Messenger para mandar pulsos de laser em pontos na superfície do planeta e medir o reflexo do sinal que retornava. Foram feitas mais de 2 milhões de medições de reflexo, além de 4 milhões de medições topográficas do polo norte do planeta entre março de 2011 e abril de 2012. Os resultados indicaram diversas crateras que podem ter água em estado sólido, em especial uma chamada de cratera Prokofiev.
Fonte :http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6342076-EI301,00-Sonda+da+Nasa+indica+que+planeta+Mercurio+tem+agua.html
Reflexao : Achei esta noticia muito importante pois a existência de agua noutros planetas leva-nos a pensar que talvez aja a existência de Vida noutro planeta . 

sábado, 24 de novembro de 2012

Telescópio detecta aglomerado de galáxias ligado por ponte de gás.

 ESA/Divulgação

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) confirmou nesta terça-feira que o telescópio espacial Planck descobriu pela primeira vez de forma conclusiva uma "ponte" de gás quente que liga um par de aglomerados de galáxias.
Os astrônomos detectaram um filamento de gás que liga os dois aglomerados de galáxias Abell 399 e Abell 401, a mais de 10 milhões de anos-luz, a uma temperatura de 80 milhões de graus Celsius. O satélite Planck foi lançado em 2009 para analisar a luz fóssil que o Big Bang produziu há mais de 13 bilhões de anos.
Fonte :http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6318641-EI301,00-Telescopio+detecta+aglomerado+de+galaxias+ligado+por+ponte+de+gas.html

Astrônomos descobrem planeta 13 vezes maior que Júpiter


Astrônomos descobriram recentemente a fotografia rara de um grande "mundo alienígena". Chamado de Kappa Andromedae b, o planeta teria 13 vezes mais massa do que Júpiter e, consequentemente, seria muito maior do que qualquer outro planeta do nosso sistema solar.
De acordo com o Huffington Post, o planeta gasoso, classificado como "super Júpiter", orbita em torno da estrela Kappa Andromedae a 170 anos-luz da Terra. Segundo o site, existem mais de 850 planetas conhecidos fora do sistema solar, mesmo que possam existir bilhões de astros solitários na nossa galáxia. Dos que são conhecidos, porém, apenas uma pequena fração foi diretamente fotografada.
Fonte : http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6314509-EI301,00-Astronomos+descobrem+planeta+vezes+maior+que+Jupiter.html

Astrônomos detectam planeta 'órfão' a 100 anos-luz da Terra


Grupo internacional de cientistas encontrou uma ocorrência considerada rara: um planeta que não orbita ao redor de nenhuma estrela, "passeando" livre pelo espaço interestelar.

Concepção artística do novo planeta

Astrônomos baseados no Havaí e no Chile descobriram um planeta "órfão" vagando pelo espaço sem um astro em sua órbita, a cem anos-luz de distância da Terra.
Os cientistas dizem que pesquisas recentes têm demonstrado que esse tipo de planeta pode existir com muito mais frequência no cosmos do que se pensava.
Eles também são conhecidos como planetas "interestelares" ou planetas "nômades" e têm sido definidos como objetos de massa planetária que foram expulsos dos seus sistemas ou nunca estiveram gravitacionalmente ligados a nenhuma estrela. 
Fonte : http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2012-11-14/astronomos-detectam-planeta-orfao-a-100-anos-luz-da-terra.html

Astrônomos encontram planeta em área que pode oferecer condições à vida



Astrônomos europeus afirmam ter encontrado o que pode ser um planeta reunindo as condições necessárias para a existência de vida. Uma super-Terra (planeta extrassolar com uma massa maior do que a do planeta Terra), o HD 40307g tem uma massa mínima de sete vezes a terrestre. O HD 40307g ainda é um candidato a planeta e, portanto, precisa ser confirmado em futuras observações.
Para os padrões de distância da astronomia, pode-se dizer que o HD 40307g é uma espécie vizinho, pois está a apenas 42 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Pictor. Os resultados foram publicados no periódico Astronomy and Astrophysics.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/astronomos-encontram-planeta-em-area-pode-oferecer-condicoes-a-vida

quinta-feira, 1 de novembro de 2012


Astrofísicos detetaram as duas supernovas mais distantes no Universo, uma descoberta que aproxima os cientistas da observação das estrelas que se formaram imediatamente depois do 'Big Bang', noticiou hoje a revista Nature.
As supernovas (explosões de estrelas) descobertas caracterizam-se por um brilho até cem vezes superior ao de uma supernova normal.

Reflexão: Uma desciberta incrivel que merece  ser publicada .


O Filme “Uma verdade inconveniente” é muito interessante porque aborda um dos maiores problemas do mundo atual – o Aquecimento Global.
O autor do documentário, Alberto Gore Junior, um homem nascido nos EUA, tenta alertar a população mundial, mas sobretudo os EUA para os problemas ambientais graves que temos no presente, mas que ainda poder-se-ão agravar mais no futuro se não alterarmos o nosso comportamento e as nossas atitudes. Durante o documentário são abordadas várias das atitudes do ser humano que estão na origem das alterações climáticas. Tais como, a queima de combustíveis fosseis, para produzir eletricidade, que nos permite ter o conforto e as comodidades que temos atualmente.

Reflexão : Decidi falar neste documentario , pois eu propria ja o assisti e este leva-nos a refletir que nos somos os causadores de todos estes maus acontecimentos . Se é neste planeta que queremos viver, se queremos ver as espécies que fazem parte do nosso dia desaparecerem, e ter na consciência a morte de milhões de ser vivos, mortes que poderiam ser evitadas, devemos parar de ajudar o aquecimento global .
Nós, o ser humano, uma espécie relativamente recente, estamos a extinguir espécies que já vivem cá há milhões de anos. E se não mudarmos a nossa atitude estamos a traçar o nosso destino, que poderá também ser a extinção, porque a natureza tratará de repor o equilíbrio e fará justiça.

domingo, 14 de outubro de 2012


Robô Curiosity da Nasa descobre rocha incomum em Marte


 A primeira rocha analisada em Marte por dois dos instrumentos do robô americano Curiosity da Nasa tem uma composição incomum em comparação com o que se conhecia anteriormente sobre o planeta vermelho, indicaram cientistas da missão.
A composição deste material, que é do tamanho de uma bola de futebol, se parece com rochas incomuns, mas conhecidas na Terra, provenientes dos vulcões.
Na Terra, estas rochas se formam geralmente no manto do planeta debaixo da crosta, a partir da cristalização de magma relativamente rico em água a uma pressão muito alta, disse o cientista.
Reflexão : Encontrei esta noticia , e decidi coloca-la no e-portefólio. A rocha encontrada em Marte  pelo Robô Curiosity leva-nos a pensar de onde essa rocha vulcânica (na terra ) poderá ter aparecido .Neste momento, não passa de apenas uma amostra marciana , é difícil saber se esta rocha foi produzida pelo mesmo processo que se conhece na Terra.
Vou dar inicio ao blog no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia. Tendo como objectivo  aumentar os conhecimentos e ajudar o estudo .