terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Organização Estrutural dos Seres Vivos

Encontrei esse video na Internet , apesar se estar em brasileiro , consegue compreendesse muito bem .este fala sobre a organização estrutural dos seres vivos , espero que gostem de ver :


Biologia


 Organização Biológica


A célula é a unidade fundamental da vida, ou seja, sem a sua existência a vida não era possivel. As células podem surgir de forma isololada - no caso dos seres unicelulares - ou associadas entre si - formando seres multicelulares ou pluricelulares.
tripanossoma - ser unicelular
tripanossoma - ser unicelular












Os sistemas biológicos estão organizados de uma forma hierárquica. Relativamente aos seres pluricelulares, as células idênticas e com funções semelhantes formam tecidos. Normalmente, diferentes grupos de tecidos associam-se para formar grandes estruturas designadas órgãos. Estes órgãos podem formar sistemas de órgãos. Diferentes sistemas de órgãos cooperam entre si, formando um organismo. Os organismos idênticos capazes de se cruzarem entre si e originarem descendentes férteis dizem-se pertencentes á mesma espécie. Assim, os seres vivos pertencentes á mesma espécie e que habitam uma determinada área num determinado momento, constituem uma população. Individuos de espécies diferentes que habitam uma mesma área e estabelecem relações entre si formam uma comunidade biótica ou biocenose. Quando existe um conjunto da comunidade biótica, do ambiente fisico e quimico e as relações que se estabelecem entre si há formação de um sistema ecológico ou ecossistema.


Dinâmica dos ecossistemas

Os seres vivos de um ecossistema estabelecem relações tróficas que envolvem transferências de matéria e energia. Estas relações constituem cadeias alimentares. Logo, uma cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que se relacionam a nivel alimentar. As cadeias alimentares inter-relacionam-se, originando as teias alimentares ou redes tróficas.






 Nas redes tróficas, pode considerar-se a existência de três categorias de seres vivos de acordo com as estratégias na obtenção do alimento: produtores, consumidores e decompositores.

Produtores - seres vivos capazes de elaborar matéria orgânica a partir de matéria inorgânica, utilizando, para isso, uma fonte de energia externa - seres autotróficos


 Seres autotróficos                               

Consumidores - seres vivos incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos - seres heterotróficos - e, por isso, alimentam-se directa ou indirectamente da matéria elaborada pelos produtores.

Desompositores - seres vivos que obtêm a matéria orgânica a partir de outros seres vivos, decompondo cadáveres e excrementos. Assim, tranformam a matéria orgânica em matéria inorgânica, assegurando a devolução dos minerais ao meio
 Ler mais: http://eportfoliosusana.webnode.pt/products/a-biosfera/


Diversidade
A vida apareceu na Terra há cerca de 3 500 anos. No inicio os seres eram simples e ao longo do tempo têm aparecido formas cada vez mais complexas. Houve uma grande evolução de seres unicelulares para multicelulares, de reprodução assexuada para sexuada, e hoje, todos coabitam originando uma grande diversidade de espécies.
Todos os seres  com as mesmas características que se reproduzem e deixam descendência fértil e semelhante aos progenitores, designam-se por espécie.





Reinos
Tipo de células *
Organização celular
Alimentação
Nível trófico (ecossistemas)
Exemplo de seres
Monera
procarióticas
unicelulares
autotróficos
produtores e microconsumidores(decompositores)
bactérias
Protista
eucarióticas
uni e pluricelulares
autotróficos e outros heterotróficos
produtores, micro e macroconsumidores
amibas e hidras
Fungi
eucarióticas
uni e pluricelulares
heterotróficos
microconsmidores
cogumelos e penicilina (bolores)
Plantae
eucarióticas
pluricelulares
autotróficos
produtores
pinheiro
Animalia
eucarióticas
pluricelulares
heterotróficos
macroconsumidores
porco

Iniciamos este período a Biologia .Espero que esta me cative mais... 

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sonda da Nasa indica que planeta Mercúrio tem água

Imagem mostra em amarelo os possíveis depósitos de gelo nas crateras com escuridão permanente, em Mercúrio

Observações da sonda Messenger, lançada pela Nasa em 2004, indicam que o polo norte do planeta Mercúrio, o mais próximo do Sol, tem água - e em estado sólido. Observações anteriores já indicavam a presença da substância, mas a nova pesquisa dá resultados mais fortes nesse sentido. O estudo foi divulgado na revista especializada Science, da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês).
Chama a atenção que um corpo com temperaturas muito superiores às da Terra consiga ter gelo, mas, segundo os cientistas, isso é explicado pela localização onde a substância foi encontrada. A rotação de Mercúrio é quase perpendicular a sua órbita, ou seja, no polo norte, o Sol seria visto sempre próximo do horizonte. Isso faz com que o interior das crateras da região nunca recebam radiação solar (e elas não recebem o calor do Sol há milhões, algumas há bilhões de anos) e tenham temperaturas muito baixas, comparáveis às das frias luas de Júpiter.
Observações anteriores, feitas com telescópios na Terra, indicavam a presença de depósitos de água quase pura em estado sólido. Baseado nesses dados, foram feitos modelos de temperatura do planeta que indicavam os locais onde haveria gelo na superfície e onde ele estaria pouco abaixo da superfície.
Se o gelo aparente existe, ele deve brilhar mais que o material ao seu redor. Contudo, o problema é a área ser de escuridão permanente. O que os cientistas fizeram foi usar a Messenger para mandar pulsos de laser em pontos na superfície do planeta e medir o reflexo do sinal que retornava. Foram feitas mais de 2 milhões de medições de reflexo, além de 4 milhões de medições topográficas do polo norte do planeta entre março de 2011 e abril de 2012. Os resultados indicaram diversas crateras que podem ter água em estado sólido, em especial uma chamada de cratera Prokofiev.
Fonte :http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6342076-EI301,00-Sonda+da+Nasa+indica+que+planeta+Mercurio+tem+agua.html
Reflexao : Achei esta noticia muito importante pois a existência de agua noutros planetas leva-nos a pensar que talvez aja a existência de Vida noutro planeta . 

sábado, 24 de novembro de 2012

Telescópio detecta aglomerado de galáxias ligado por ponte de gás.

 ESA/Divulgação

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) confirmou nesta terça-feira que o telescópio espacial Planck descobriu pela primeira vez de forma conclusiva uma "ponte" de gás quente que liga um par de aglomerados de galáxias.
Os astrônomos detectaram um filamento de gás que liga os dois aglomerados de galáxias Abell 399 e Abell 401, a mais de 10 milhões de anos-luz, a uma temperatura de 80 milhões de graus Celsius. O satélite Planck foi lançado em 2009 para analisar a luz fóssil que o Big Bang produziu há mais de 13 bilhões de anos.
Fonte :http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6318641-EI301,00-Telescopio+detecta+aglomerado+de+galaxias+ligado+por+ponte+de+gas.html

Astrônomos descobrem planeta 13 vezes maior que Júpiter


Astrônomos descobriram recentemente a fotografia rara de um grande "mundo alienígena". Chamado de Kappa Andromedae b, o planeta teria 13 vezes mais massa do que Júpiter e, consequentemente, seria muito maior do que qualquer outro planeta do nosso sistema solar.
De acordo com o Huffington Post, o planeta gasoso, classificado como "super Júpiter", orbita em torno da estrela Kappa Andromedae a 170 anos-luz da Terra. Segundo o site, existem mais de 850 planetas conhecidos fora do sistema solar, mesmo que possam existir bilhões de astros solitários na nossa galáxia. Dos que são conhecidos, porém, apenas uma pequena fração foi diretamente fotografada.
Fonte : http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6314509-EI301,00-Astronomos+descobrem+planeta+vezes+maior+que+Jupiter.html

Astrônomos detectam planeta 'órfão' a 100 anos-luz da Terra


Grupo internacional de cientistas encontrou uma ocorrência considerada rara: um planeta que não orbita ao redor de nenhuma estrela, "passeando" livre pelo espaço interestelar.

Concepção artística do novo planeta

Astrônomos baseados no Havaí e no Chile descobriram um planeta "órfão" vagando pelo espaço sem um astro em sua órbita, a cem anos-luz de distância da Terra.
Os cientistas dizem que pesquisas recentes têm demonstrado que esse tipo de planeta pode existir com muito mais frequência no cosmos do que se pensava.
Eles também são conhecidos como planetas "interestelares" ou planetas "nômades" e têm sido definidos como objetos de massa planetária que foram expulsos dos seus sistemas ou nunca estiveram gravitacionalmente ligados a nenhuma estrela. 
Fonte : http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2012-11-14/astronomos-detectam-planeta-orfao-a-100-anos-luz-da-terra.html